segunda-feira, 27 de abril de 2009

Actualização do dia 27/04/2009

Depois de muito esperar por esta aula, pois calharam-nos dois feriados. Mas enfim, conseguimos avançar mais no trabalho, pesquisando mais sobre as consequências e as causas do cyberbullying.

"Põe fim ao Cyberbullying!"

"Os professores também são vitimas de bullying...!"


O bullying, a violência na escola que atingia crianças e jovens, está agora a aterrorizar os professores, afirmou hoje Maria Beatriz Pereira, investigadora e autora de várias obras sobre a violência escolar.
"Os professores são as novas vítimas do bullying", sustentou, em declarações à Lusa, a investigadora que é docente da Universidade do Minho (UM) e presidente da Comissão Directiva e Cientifica de Doutoramento em Estudos da Crianças.
Embora sem números oficiais, Maria Beatriz mostra-se "muito preocupada" com a forma como o bullying, a agressão continuada e sem motivo, está a atingir os professores.
"Tenho acompanhado casos em que os professores esperam ansiosamente que o ano escolar termine", referiu a investigadora à margem do Fórum Educação para a Saúde, organizado pela Câmara de Famalicão.
No fórum, a docente apresentou a comunicação "O bullying na escola. Que tipo de intervenções?", remetendo-se apenas à violência entre pares, "de crianças e jovens para crianças e jovens".

Consequências do cyberbullying?

Dependendo do grau de intensidade as vítimas podem ter consequências na saúde física, mental e dificuldade na aprendizagem.
Em certos países o cyberbullying e o bullying foi responsável pelo suicídio de alguns adolescentes.