segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

"Talvez seja por causa da cobardia..."




Actualmente falar de violência escolar é também falar de bullying. O termo bullying foi cunhado por Dan Olweus numa das suas investigações sobre tendências suicidas em adolescentes. Bullying é toda a violência não física, todo o tipo de agressão e condutas verbais, desde os simples insultos, a fazer piadas e gozar com a criança, o uso de alcunhas cruéis, ridicularizar, etc.. Bullying é uma forma de pressão social que acarreta, por vezes, traumas muito importantes na vida dos alunos que são sujeitos diariamente a este tipo de maus-tratos.

A escola é um dos contextos em que o Bullying mais se faz sentir uma vez que se encontram num mesmo espaço muitas crianças e que se torna difícil para os adultos vigiarem todos os comportamentos e intervirem atempadamente. Num estudo recente, a Margarida Gaspar de Matos e colaboradores apuraram que 57.5% dos alunos entre os 11 e os 16 anos estão envolvidos em comportamentos provocatórios.

Actualização do dia 26\01\09:

Hoje avançamos muito no nosso blogue, publicamos mais postagens sobre Bullying... Avançamos no PowerPoint e no Projecto por nós pensado! Até à próxima!

Bullying não é brincadeira...

Na algazarra dos recreios da escola, há crianças que sofrem em silêncio pelos maus-tratos perpetrados pelos colegas. As vítimas de bullying - um fenómeno que tem ganho algum protagonismo em Portugal - raramente oferecem resistência. E, perante os abusos infligidos, apenas respondem calados, com medo de retaliação.



Agridem os colegas da escola, humilham-nos em público e exercem chantagem psicológica e emocional. Será que se trata de brincadeiras de crianças e próprias da idade? Para a pedopsiquiatra Ana Vasconcelos, estes comportamentos apontam para algo que está errado. "O humano é um ser gregário, por isso, há que avaliar as situações em que a relação com o outro se encontra marcada por um carácter agressivo."

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

"O bullying nas escolas:"

A pesquisa mais extensas, realizadas na Grã-bretanha, registam que 37% dos alunos do 2º e 3º ciclo, e 10% do secundário admitem terem sofrido bullying pelo menos uma vez por semana.
O bullying nas escolas define-se por: um aluno está a ser provocado / vitimado quando exposto, repetidamente e ao longo do tempo, a acções negativas por parte de outra pessoa.

"Problema psíquico!"

O nosso grupo andou a investigar e descobrimos que 1 em cada 4 vitimas de Bullying têm mau rendimento escolar! Muitos afirmam que estar nas aulas sempre a pensar que no intervalo pode ser agredido e ameaçado, faz com que se desconcentrem e não assistam decentemente ás aulas... Baixando, portanto, o seu rendimento escolar! Muitos outros sofrem, mas já se "habituaram" e deixam os seus agressores troçar sem que nada se faça... Descobrimos também que alguns jogos de video podem ter uma certa influencia negativa: Pois os agressores tentam sempre, talvez, imitar o que vêm nos jogos de video... Temos vários exemplos de jogos:

Actualização do dia 19\01\09:

Hoje estivemos a actualizar o blogue... Avançamos no projecto, que no fundo, é desenvolver o PowerPoint, e o Documentário que estamos á espera de desenvolver!!! Vamos também desenvolver o blogue de modo a que informemos mais os leitores há cerca de Bullying!! Digamos que, agora sim, estamos a trabalhar!!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Curiosidades:

-Diversos pesquisadores têm direccionado o seus estudos para este fenómeno pois está a tomar proporções preocupantes, tanto pelo seu rápido crescimento como por atingir faixas etárias cada vez mais baixas. Dados recentes afirmam que a sua propagação é cada vez mais rápida, com o avanço da idade ( da infância à adolescência).

-Num estudo realizado pela ABRAPIA ( associação brasileira de protecção à infância e à adolescência) 40,5% de 5785 alunos do 5º ao 8º ano de escolaridade, admitem estar envolvidos em casos de violência nas escolas.

-Durante a década de 90, realizaram-se diversas pesquisas e campanhas em toda a Europa, para reduzir estes comportamentos. Os resultados das primeiras pesquisas constataram que 1 em cada 7 alunos está envolvido em casos de violência.

O que é o Bullying:


Entende-se por “Bullying “ todas as formas de agressão física/psicológicas repetidas e intencionais que ocorrem sem motivação aparente entre dois alunos de diferentes características emocionais. Neste caso estamos a tratar o "Bullying" nas escolas! E ás vezes,por estranho que pareça, também existe "Bullying" entre alunos e professores!!

Actualização 12/01/2009

Hoje estivemos a trabalhar um texto sobre o que é o bullying e curiosidades sobre o mesmo. Tivemos de personalizar o nosso novo e melhorado blog... Este período pretendemos melhorar o nosso trabalho e desempenho! Até á próxima!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Actualização 05-01-09:

Voltando ao trabalho... Começando mesmo a trabalhar!
Apesar dos problemas do 1º Período, de hoje em diante vamos começar o trabalho a sério!
Depois dos problemas com os nossos blogues antigos, este período vamos empenhar-nos no trabalho... Até à próxima!